Obra no Terminal do Ibes: veja quais linhas serão alteradas

De acordo com a Ceturb, as mudanças começam a partir de domingo (16)

Por Redação
Foto: Divulgação

A partir deste domingo (16), as linhas que atendem ao Terminal Ibes, em Vila Velha, vão ser remanejadas para a realização das obras de reforma do local.

De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), será criada uma nova linha e outra será remanejada para o Terminal Vila Velha, durante o período de obras.

A Rua São Cristóvão será interditada para dar apoio à operação, já que a plataforma das linhas alimentadoras, que será a primeira a receber a reforma, será fechada para o início dos trabalhos.

VEJA AS MUDANÇAS:

  • Linha 507: Passará a fazer ponto final no Terminal Vila Velha, com a nova designação de T. Laranjeiras / T. Vila Velha, via Terceira Ponte / Reta da Penha.

 

  • Nova linha criada: 674T. Vila Velha / T. Ibes, via Cristóvão Colombo – Circular, para cobrir a área deixada pela 507.

 

  • Doze linhas, das 24 que operam no Terminal Ibes, passarão a ser circulares; São elas: 580, 590, 600, 603, 604, 605, 606, 625, 633, 650, 658 e 671.

 

  • Dez linhas com ponto final no Terminal Ibes: 514, 516, 518, 519, 538, 586, 592, 601, 607 e 608.


Remanejamento das Linhas Alimentadoras:

  • 15 linhas que operam na plataforma das linhas alimentadoras serão remanejadas para a Rua São Cristóvão e para a plataforma 2 do terminal.Segundo a Ceturb, informativos estarão disponíveis no local para guiar os usuários. Alterações adicionais podem ocorrer conforme o andamento das obras.

 

Investimento de 20 milhões

“A reforma do Terminal Ibes é um passo importante para a modernização do sistema Transcol e para oferecer um serviço de mais qualidade à população. Estamos investindo R$ 20 milhões para transformar o terminal em um espaço mais confortável, seguro e acessível para todos os usuários. As obras vão contemplar desde a reforma da estrutura física até a modernização dos equipamentos e da comunicação visual”, afirmou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes.

“Além disso, estamos trabalhando para minimizar o impacto das obras no dia a dia dos passageiros, com a criação de novas linhas e o remanejamento de outras. Pedimos a compreensão de todos durante esse período e garantimos que o resultado final será um terminal completamente renovado e preparado para atender às necessidades da população”, completou Antunes.

Intervenções já começaram

As obras de reforma do Terminal Ibes começaram desde o último dia 05, no prédio administrativo, que está recebendo um novo telhado, reforma nos banheiros, pisos e paredes.

No dia 16, a plataforma das linhas alimentadoras será levada para a rua São Cristóvão, onde também ficará a bilheteria. No local, serão instalados toldos para abrigar as baias e os usuários.

Segundo a Ceturb, conforme a obra for avançando, as baias serão remanejadas para que as demais plataformas sejam reformadas.

Foto: Divulgação

 

A obra vai custar R$ 20 milhões e promessa é que toda a estrutura será modernizada para garantir mais conforto aos usuários e operadores da unidade. “Posteriormente, outros terminais receberão melhorias”, diz a Ceturb em nota.

Reforma

A obra vai contemplar desde a reforma dos pisos, rede elétrica, telhado e pista de rolamento, até a renovação da fachada. Está no projeto a instalação de nova rampa e escada de acesso ao terminal; grades novas; reforma da bilheteria, guaritas e catracas; novos bicicletários e reforma dos sanitários.

O Terminal Ibes também terá nova comunicação visual para acessos, plataformas e edificações, garantindo o correto fluxo de circulação de pedestres e veículos. Na cobertura das plataformas, as telhas serão metálicas trapezoidais, termoacústicas (tipo sanduíche), com isolamento em lã mineral. As lojas também serão reformadas.

O local ganhará mais acessibilidade com a construção de novas rampas, guarda corpo, corrimão e piso tátil em todas as áreas externas e internas, além de projeto de proteção e combate a incêndios. Também serão instaladas travessias elevadas para circulação de pedestres e novos bancos, lixeiras e bebedouros.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.