Dois dias após um motorista morrer ao cair com o carro no canal sob a Terceira Ponte, na Praia da Costa, em Vila Velha, as obras do Parque Linear na região vão começar a sair do papel. O acidente ocorreu na manhã da última segunda-feira (14) e reacendeu a discussão sobre a urgência na revitalização do trecho, que passará por reestruturação.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a empresa responsável pela execução dos serviços inicia nesta quarta-feira (16) a mobilização para dar início à obra. A intervenção só foi autorizada após a emissão das licenças ambientais, confirmadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A ausência desses documentos havia impedido o começo das obras em janeiro, logo após a assinatura da ordem de serviço.
O acidente desta semana aconteceu por volta das 11h, quando o motorista, segundo testemunhas, saía do estacionamento de um laboratório próximo ao canal. Ele perdeu o controle da direção e o carro despencou no valão. A vítima chegou a ser socorrida por populares e levada inconsciente ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Revitalização do Canal da Costa
O local do acidente está justamente dentro do trecho que será transformado com a construção do Parque Linear do Canal da Costa, que abrangerá uma extensão de 2,15 quilômetros. A obra inclui a instalação de uma galeria dupla para escoamento pluvial, com o objetivo de reduzir alagamentos, além da criação de um espaço urbano voltado para lazer e esporte.
O projeto prevê pista de skate, quadras esportivas, campo de futebol society, área pet, parquinho, estacionamento e academia ao ar livre. A estimativa da prefeitura é beneficiar cerca de 140 mil pessoas, entre moradores e visitantes da região.
O prefeito Arnaldinho Borgo destacou que o canal, atualmente em condição precária, representava risco à população. “O antigo tamponamento estava em condições precárias e ameaçava desabar. Trabalhamos para limpar o canal, ouvir a comunidade e desenvolver um projeto que vai transformar essa área abandonada em um espaço seguro e voltado para as famílias”, disse durante a assinatura da ordem de serviço, em janeiro.