As obras para transformar a área embaixo da Terceira Ponte, em Vila Velha, no trecho que passa o Canal da Costa, terão a ordem de serviço assinada neste terça-feira (07). O local vai receber a construção de uma galeria dupla e de um parque linear, que promete transformar a região que por muitas vezes é apontada pela população como um local de cheiro forte e sem atrativos.
Sobre a galeria será construído um parque linear com 2,15 quilômetros de extensão. A autorização das obras terá a presença do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, no auditório da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O QUE SERÁ FEITO?
O parque será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol Society, quadra de tênis, parquinho, e pracão (área para cães). O local também terá estacionamento com vagas para 32 carros, 23 motos e bicicletas, além de espaço para motorhomes, academia ao ar livre e demais mobiliários urbanos. E ainda:
- Pista de Skate: Área dedicada aos praticantes de skate.
- Quadra Poliesportiva: Espaço versátil para a prática de esportes como basquete, vôlei e futsal.
- Campo de Futebol Society: Campo reduzido para futebol.
- Quadra de Tênis: Estrutura para jogos de tênis.
- Parquinho Infantil: Espaço lúdico para crianças.
- Pracão: Área de recreação para cães.
- Estacionamento: Com capacidade para 32 carros, 23 motos, vagas para bicicletas e espaço para motorhomes.
- Academia ao Ar Livre: Equipamentos para exercícios físicos ao ar livre.
- Infraestrutura Urbana: Bancos, lixeiras e iluminação para o conforto dos visitantes.
Esse trecho do Canal da Costa, que atravessa todo o bairro da Praia da Costa, era tamponado e as estruturas que cobriam o canal já foram retiradas para a limpeza e desassoreamento do canal.
“Agora, o Estado e a prefeitura vão realizar o fechamento (tamponamento) do Canal da Costa para a execução das obras. O projeto foi elaborado para permitir, mesmo com a nova cobertura e implantação do parque linear, a manutenção e limpeza do canal, de forma adequada e regular”, explica o comunicado da prefeitura.
“Nossa gestão enfrenta os desafios da cidade. O antigo tamponamento estava precário e ameaçava desabar. Dessa forma, tiramos a estrutura ruim, limpamos o canal. Uma área abandonada vai se transformar em um espaço de esporte e lazer para as famílias”, destacou Arnaldinho.
NOVO PARQUE: 140 MIL BENEFICIADOS
A galeria será composta por duas células, cada uma medindo 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura, com uma extensão de 2,15 quilômetros, e vai proporcionar melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para a diminuição dos alagamentos na cidade. As obras serão realizadas pela gestão municipal, beneficiando 140 mil pessoas de forma direta e indireta.
Sobre a galeria será construído um parque linear com 2,15 quilômetros de extensão.