A obra de macrodrenagem de Guriri, em São Mateus, deve começar no primeiro trimestre de 2023. A previsão foi apresentada pelo subsecretário de Estado de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Guimarães, em visita ao prefeito Daniel Santana. A expectativa do governo é que esta primeira etapa seja entregue em dezembro de 2023.
“Vamos fazer tudo com urgência para, em dezembro de 2023, entregarmos essa primeira etapa, para não termos surpresas” – disse, lembrando que também já serão viabilizados os projetos para a segunda e terceira etapas das obras.
Segundo a Prefeitura, o projeto da macrodrenagem de Guriri foi elaborado após pesquisas técnicas realizadas in loco, incluindo levantamentos topográficos, sondagens e estudos hidrológicos, que nortearam a concepção do projeto, “que é o mais adequado para o balneário para a minimização das manchas de alagamento, consistindo em um “tronco” dimensionado com grande potencial de escoamento de águas pluviais, visando receber contribuições de outros projetos de microdrenagem”.
O Governo do Estado também anunciou que irá estudar o projeto para construção de galeria pluvial na Décima Segunda Avenida, em Guriri Norte, o que deverá resolver o problema de alagamentos daquela região.
O balneário de Guriri há muito sofre com os alagamentos, como ocorre este mês de dezembro, com vias públicas, quintais e casas tomados pela água da chuva. Além de atingir os moradores, o problema impede a movimentação turística local.