Novos serviços para comunidade quilombola de São Mateus

A comunidade Santa Luzia do Rio Preto tem 36 famílias que vivem da produção agrícola, o local atenderá necessidades básicas.

Por Redação

A comunidade quilombola Santa Luzia do Rio Preto, localizada na zona rural de São Mateus, inaugurou, neste mês, o novo Centro Comunitário.

O local era um sonho antigo para os moradores locais e conta com salas que serão utilizadas para reuniões e eventos da comunidade, ponto de apoio para atendimentos médicos, apoio para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quilombola, apoio para cursos de qualificação e outras atividades educacionais, sessão eleitoral, dentre outros serviços públicos.

“Esse espaço vai atender várias famílias da região. Nossa comunidade não tem uma escola ou unidade de saúde, por isso uma vez por mês o médico e a enfermeira passam nas casas ou atendem na igreja, mas agora o atendimento será concentrado no Centro Comunitário, com mais conforto e estrutura, assim como os atendimentos do CRAS e na área de educação”, disse a moradora Aldicéia Costa de Silva.

Divulgação

O novo Centro Comunitário foi viabilizado com o apoio de empresários locais e da Suzano. A empresa desenvolve projetos na região, como o fornecimento de insumos para as plantações de pimenta-do-reino.

A comunidade quilombola Santa Luzia do Rio Preto tem 36 famílias que vivem da produção agrícola. O carro-chefe da comunidade é o cultivo de mandioca para a produção de farinha e beiju, que são comercializados na cidade, mas os moradores também cultivam outras culturas em menor escala, como café, pimenta-do-reino e cacau.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.