As cidades de Nova Venécia e São Mateus, no Noroeste e Norte do Espírito Santo, foram os locais onde mais choveu no Brasil, nas últimas 24 horas. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O acumulado de chuva na região colocou as cidades em alerta.
☔#Chuva: Confira os maiores volumes registrados em 24h, até as 8h de hoje (19), pelo #INMET:
🌧️Nova Venécia (ES): 164,2 mm
🌧️São Mateus (ES): 116,8 mm
🌧️Campo Grande (MS): 90,6 mm
🌧️Itajaí (SC): 78,2 mm
🌧️Ariranha (SP): 67,0 mm— INMET (@inmet_) December 19, 2022
Em Nova Venécia, prefeito, secretários, coordenadores e o representante da Defesa Civil se reuniram, nesta segunda-feira (19), para discutir medidas que serão tomadas no município. A primeira decisão emergencial foi interditar a ponte Cristiano Dias Lopes, a partir das 15h. Segundo o grupo de trabalho, às 18 horas será feita uma análise para verificar se a ponte poderá ser liberada.
Antes mesmo da ponte ser interditada, as ruas do centro de Nova Venécia já registraram alagamentos. Moradores da região publicaram nas redes sociais imagens de como as ruas ficaram, tomadas pelas águas.
“Pedimos a população para tomar cuidado, pois essa instabilidade pode ocasionar riscos de corte de energia elétrica e queda de árvores, entre outros. Não deixe veículos estacionados em locais que possam ocasionar perigo e evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomada durante esse período”, disse o chefe da Defesa Civil de Nova Venécia.
Em situação de Emergência acione: Defesa Civil: (27) 3772-6176 | Bombeiros: 193 | Plantão: (27) 9-9741-8218.
Em São Mateus, um trecho da BR 101 foi rompido com a força da água das últimas chuvas no Norte do Espírito Santo.
O local atingido é o km 71, onde a pista ficou totalmente destruída e, com isso, o trânsito totalmente bloqueado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o bloqueio e não há passagem alternativa próximo a esse trecho, no bairro Nova Era.
> Leia também: Pista da BR 101 desmorona e trânsito fica totalmente bloqueado em São Mateus
Dois novos alertas de chuvas fortes foram emitidos para o Espírito Santo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta segunda-feira (19), com possibilidade de rajadas de ventos. Os avisos são representados pelas cores laranja e amarelo e valem até a manhã de terça-feira (20). Clique aqui e veja os locais afetados.