Nova regra de carimbo em ovos preocupa feirantes do ES

A decisão tem gerado debate entre consumidores e os pequenos produtores que comercializam em feiras

Por Redação

A partir do dia 5 de março, os ovos vendidos em feiras livres e mercados passarão a contar com a data de validade e a identificação do produtor impressas diretamente na casca. A determinação, do Ministério da Agricultura e Pecuária, tem objetivo garantir a segurança alimentar e a rastreabilidade dos lotes. No entanto, a medida tem gerado diferentes opiniões entre consumidores capixabas e preocupa pequenos produtores do Espírito Santo devido aos custos de adequação.

Nas feiras da Grande Vitória, muitos consumidores demonstram dúvidas sobre a novidade. Enquanto alguns veem a marcação como um avanço na garantia de qualidade, outros acreditam que a fiscalização poderia ser feita de outras formas.

“É bom porque teremos um prazo de validade, evitando surpresas desagradáveis em casa”, comenta um consumidor. Já outro feirante pondera: “Ovo é ovo. Se estiver dentro da casca e estiver bom, para mim, já está valendo”, disse uma consumidora ouvida pela reportagem da TV Sim / SBT.

PREOCUPAÇÃO

A nova exigência também impacta diretamente os produtores, especialmente os pequenos. Quem trabalha no ramo precisará encontrar soluções para carimbar cada unidade, o que pode representar um alto custo operacional. “Os grandes produtores já têm uma estrutura para isso, mas nós, pequenos, estamos tentando entender como nos adequar sem prejuízo”, afirma Natália, que produz ovos há mais de 30 anos, e foi ouvida pela reportagem.

Apesar dos desafios, parte do setor acredita que a medida trará mais segurança e credibilidade para os produtos.

“Vai garantir a procedência e dar mais confiança ao consumidor”, pontua um feirante de Itararé, em Vitória. No entanto, a previsão é que os custos sejam repassados para o consumidor final, o que pode resultar em um aumento nos preços. “No fim, é sempre o consumidor que paga a conta”, lamenta um comerciante.

A adequação à nova norma precisa ser feita até o início de março, logo após o Carnaval. Enquanto produtores buscam soluções para cumprir a exigência, consumidores aguardam para ver se a nova regra trará mais vantagens ou apenas mais custos ao bolso.

VEJA A REPORTAGEM DA TV SIM / SBT – CANAL 10.1:

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