A Nova Orla de Cariacica foi palco de um momento de fé e emoção nesse domingo (20) de Páscoa, com o acendimento da imagem de Nossa Senhora Iluminada, marcando oficialmente o início da 455ª edição da Festa da Penha 2025.
Com 17 metros de altura e mais de 160 mil lâmpadas em tons de branco, azul e rosa, a imagem impressionou os fiéis e iluminou a Pedra do Mirante, em Porto de Santana. A estrutura metálica é inspirada na imagem da padroeira do Espírito Santo que fica no Convento da Penha.
O Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, primeiro franciscano do município, ressaltou a importância de receber a estrutura. “Estamos diante de um marco da nossa cidade. É uma honra ter a padroeira do Estado aqui onde eu nasci e me criei. Vir aqui abençoar essa imagem é um momento de grande emoção. É uma grande alegria!”, disse.A cerimônia de acendimento reuniu diversas pessoas, que acompanharam o momento expressando devoção.
Leni Aparecida, moradora do bairro Itacibá, levou os sobrinhos para presenciar o momento. “Ano passado viemos todos os dias. É uma iniciativa linda, muito legal e traz muita gente para a orla. Está maravilhoso”, comentou.
Festa da Penha
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante, estão previstas 52 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil.