Navio da Marinha abre visitação gratuita no Porto de Vitória

Navio-Patrulha Oceânico Apa poderá ser visitado no domingo (25), das 14h às 17h, no Centro de Vitória, sem necessidade de ingresso

Por ES360
NaPaOc “APA” em Vitória. Foto: Divulgação

Um navio de guerra da Marinha do Brasil, com histórico de missões internacionais, operações de salvamento e combate a crimes no mar, estará aberto ao público em Vitória no próximo domingo (25). O Navio-Patrulha Oceânico Apa (P-121) ficará atracado no Porto de Vitória, com visitação gratuita entre 14h e 17h.

A entrada será liberada sem necessidade de retirada de ingressos. Para visitar o navio, basta comparecer ao local dentro do horário estabelecido. O acesso ocorrerá pelos portões da Vports, no Centro de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta.

Por questões de segurança e comodidade, a Marinha informa que é obrigatório o uso de sapatos fechados e sem salto durante a visitação.

Missões e atuação do navio

O Navio-Patrulha Oceânico Apa tem como missão realizar ações de patrulha e inspeção naval, operações de socorro e salvamento e apoio logístico a instalações em ilhas oceânicas e a pesquisas científicas. O navio também atua no combate a ilícitos no mar, como tráfico internacional de drogas, contrabando, pirataria, pesca ilegal e poluição ambiental.

A embarcação contribui para a salvaguarda da vida humana no mar e para a proteção dos interesses brasileiros na chamada Amazônia Azul.

Apoio à Ilha da Trindade e missões internacionais

Além das operações de patrulha, o Apa realiza comissões de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, que integra o conjunto de ilhas que marca o ponto mais oriental do território brasileiro.

Desde a incorporação à Marinha, o navio já participou de comissões com marinhas de países da costa oeste africana e integrou a missão de paz da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

Atuação em ações humanitárias

O histórico do Navio-Patrulha Oceânico Apa inclui ainda ações humanitárias no Brasil. A embarcação foi empregada no apoio ao enfrentamento da pandemia da covid-19, com transporte de cilindros de oxigênio para Manaus, e atuou no suporte às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.

A visitação no domingo (25) oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto uma das embarcações estratégicas da Marinha do Brasil em operação no litoral capixaba.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.