A industrial, Cristhine Samorini, assumiu na tarde desta quarta-feira (29) a presidência da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Cristiane foi eleita presidente dia 30 de abril com o voto de 23 sindicatos habilitados e deve liderar a entidade nos próximos três anos (2020-2023). A nova presidente além de ser a primeira mulher a liderar a federação em 60 anos, é também a terceira a representar o setor industrial no país.
Durante o discurso de posse, Cristhine salientou o atual momento que todos vivemos em decorrência da pandemia de Covid-19 no mundo. “É de conhecimento de todos que a pandemia afetou nossas relações pessoais, negócios e todos os setores da economia. Estamos diante de um momento sem igual na história recente do mundo, mas como toda a crise a pandemia representa um ponto de virada na trajetória da indústria.”
“100 anos atrás o estado tinha sua economia totalmente dependemente da produção de café e até a década de 60 a indústria representava 5% do valor adicionado local. É somente após a crise que provocou a erradicação dos cafezais que o Espírito Santo se industrializou com intensidade. Chegamos a representar 43% da economia na década de 90. Hoje, temos grandes oportunidades da cadeia de petróleo e gás, industrias de alto valor agregado de norte a sul do estado, além de setores consolidados e competitivos em nível mundial.”, pontuou Cristhine .
A empresaria também ressaltou que o momento é de abraçar uma agenda de produtividade e competitividade industrial capixaba e mirar em novas perspectivas para o crescimento do estado. “Estamos novamente em um momento crucial da história do Espírito Santo e cabe a esta geração apontar uma nova rota de crescimento para a economia capixaba. Não basta apenas olhar para os cargos de liderança, é preciso olhar para um novo mundo e assim teremos novas perspectivas”, conclui.
Direto da Redação
Rede SIM