Nesta quinta (30) e sexta-feira (01), o Sebrae/ES – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo – realiza um mutirão de negociação de dívidas. Essa negociação tem o objetivo de atender empreendedores que estão em débito com o pagamento das parcelas de empréstimos com garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O foco está principalmente nas operações de crédito contratadas no período da pandemia.
De acordo com a entidade, a iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas. No Espírito Santo envolve parceiros como Bandes, Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Original e Sicoob.
O atendimento será presencial, na sede do Sebrae, em Vitória, entre 10h e 16 horas. Os interessados devem se inscrever por este link.
“O objetivo é oferecer melhores condições aos micro e pequenos negócios para que eles consigam normalizar os fluxos de pagamento e, assim, se desenvolverem. Estimamos que o mutirão possa ser uma solução para cerca de 200 empresas capixabas, isso levando em consideração que 8% dos pequenos negócios do Espírito Santo são considerados inadimplentes, ou seja, possuem dívidas e não conseguem cumprir com os pagamentos”, destaca o comunicado do analista do Sebrae/ES, Carlos Perrin.
Endividados no ES
De acordo com o último levantamento dos impactos da pandemia nos pequenos negócios, pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas, o endividamento com empréstimos está entre os principais fatores de dificuldade dos empreendedores capixabas. No Espírito Santo, 63% dos pequenos negócios convivem com dívidas; e para 16% dos endividados, elas representam mais de 50% dos custos mensais.