Muro desaba e casas são interditadas em Piúma; veja o vídeo

Segundo a prefeitura, embora a obra estivesse regularizada, a construção realizada pelos responsáveis não seguia o projeto aprovado

Por Redação
Foto: Redes Sociais

Um muro em construção desabou na tarde desta segunda-feira (25) perto da região central de Piúma, no Sul do Espírito Santo. Um vídeo registrado por uma pessoa que passava pelo local mostra o momento exato em que a estrutura cede e desliza morro abaixo.

Veja as imagens:

 

Segundo a Prefeitura de Piúma, embora a obra estivesse regularizada, a construção realizada pelos responsáveis não seguia o projeto aprovado.

Obra já havia sido notificada pela Prefeitura

Documentos divulgados pelo município mostram que os problemas no local eram acompanhados desde outubro:

  • 24 de outubro: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou os responsáveis para apresentarem medidas de contenção e drenagem, após a identificação de um processo erosivo.
  • 6 de novembro: a Fiscalização da Secretaria de Obras determinou a paralisação da obra, emitiu multa e lavrou um Auto de Notificação por descumprimento do projeto.
  • 17 de novembro: um novo Auto de Infração e Embargo foi aplicado depois que a obra continuou sendo executada fora dos padrões aprovados.

Três casas interditadas

Após o desabamento, equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Fiscalização Municipal e da Assistência Social foram ao local. Três residências próximas ao muro foram interditadas por risco estrutural.

A Prefeitura informou que presta suporte às famílias afetadas e que o foco é garantir a segurança dos moradores. Um laudo técnico está sendo elaborado pela Defesa Civil para avaliar toda a área.

Em nota, o município afirmou: “A prioridade absoluta no momento é garantir a segurança e o cuidado com as pessoas. A Defesa Civil está realizando o laudo técnico para avaliação completa da área. A Prefeitura reforça que não há registro de vítimas e seguirá adotando todas as providências necessárias para assegurar a proteção da população e o cumprimento da legislação vigente.”

CREA vai acompanhar a obra

Para reforçar a fiscalização, o município solicitou ao CREA o acompanhamento da execução e a realização de vistoria técnica específica na construção do muro.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.