Município do ES faz alerta após casos de meningite

Casos são isolados e envolvem tipos distintos da doença, segundo a prefeitura. Estado já registra 133 confirmações e 19 mortes em 2025

Por Redação
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Vila Valério, no noroeste do Espírito Santo, confirmou nesta segunda-feira (14) dois casos de meningite registrados no município. A informação foi divulgada por meio de uma nota oficial.

Segundo o comunicado, os casos são isolados e envolvem tipos distintos da doença. A administração municipal destacou que “todas as providências necessárias estão sendo tomadas”, mas não informou quais as variações da meningite foram identificadas.

A prefeitura também alertou a população sobre a gravidade da infecção e a importância de procurar atendimento médico imediato ao surgirem os primeiros sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Situação no Espírito Santo

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado com dados até 4 de outubro de 2025, o Espírito Santo contabilizou 842 casos suspeitos de meningite ao longo do ano. Desse total, 133 foram confirmados e 19 evoluíram para óbito.

Sintomas 

A prefeitura reforçou os principais sinais de alerta para a doença. Confira os sintomas mais comuns:

  • Febre alta súbita
  • Dor de cabeça intensa
  • Rigidez na nuca
  • Náuseas e vômitos
  • Sensibilidade à luz
  • Sonolência, confusão mental ou convulsões

 

Em caso de qualquer um desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Prevenção

A meningite pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  • Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.