Mulher tem problema com canoa e fica 3h à deriva em Camburi

Mar estava agitado e com pouca visibilidade em razão do tempo chuvoso

Por Redação
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma praticante de canoa havaiana, identificada como Ana Rodrigues, foi resgatada por guarda-vidas após ficar três horas à deriva no mar, na manhã desta segunda-feira (26), na praia de Camburi, em Vitória. Segundo Ednardo Dalmácio, coordenador do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar Vitória), a ocorrência foi causada por uma falha no equipamento da embarcação.

“De acordo com o relato da praticante, o respirador da ama — flutuador lateral que dá estabilidade à canoa — se soltou e acabou enchendo de água, comprometendo a estabilidade da embarcação. Com isso, ela não conseguiu mais remar e ficou à deriva”, explicou Dalmácio.

A mulher entrou no mar por volta das 6h, nas proximidades da Ilha do Frade. Um colega tentou prestar auxílio e avisou a guarderia da Curva da Jurema. Porém, as equipes de guarda-vidas só foram informadas quando chegaram para o início do expediente, por volta das 7h, momento em que iniciaram as buscas.

As condições do mar eram desfavoráveis, com ondas agitadas e baixa visibilidade devido ao tempo chuvoso. A canoa e a praticante foram localizadas já na altura de Jardim Camburi, para onde foram levadas pela correnteza e pelo vento.

“Foram três horas de prece, de oração e de adrenalina, mas deu tudo certo. Deixo meu obrigada a toda a equipe do Salvamar, que veio de prancha, nadando e com barco de apoio. Muito obrigada por me deixarem sã e salva na areia”, agradeceu a esportista.

O coordenador do Salvamar aproveitou para reforçar orientações de segurança para quem pratica esportes náuticos: “Não é recomendável remar mar adentro em dias de vento forte e mar agitado. É essencial o uso do colete salva-vidas e, em caso de emergência, acionar o 190 ou a equipe de resgate mais próxima”, alertou Ednardo.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.