Um homem de 56 anos foi detido no bairro da Penha, em Vitória, após ameaçar a própria irmã, que possui uma medida protetiva contra ele. A detenção foi realizada depois que a vítima acionou o Botão de Proteção à Mulher.
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCMV), o alerta realizado pelo acionamento do botão foi diretamente à Central de Monitoramento. “A partir do momento que o botão é acionado o som ambiente passa a ser captado. Os operadores da Central de Monitoramento encaminham viaturas para o endereço apontado pelo botão e já acompanham a situação pelo que está sendo ouvido. Tudo acontece de forma rápida para resguardar o quanto antes a vida da mulher”, detalhou a comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa.
O homem foi encaminhado à delegacia por descumprir a ordem judicial que o proibia de se aproximar da irmã.
Segurança e monitoramento
Atualmente, Vitória conta com 28 dispositivos do Botão do Pânico disponíveis para atender vítimas de violência doméstica. De acordo com a GCMV, 22 mulheres da capital utilizam atualmente o equipamento, fornecido mediante determinação judicial. Em caso de aumento da demanda, o contrato pode ser ampliado para disponibilização de novos aparelhos.
O sistema é operado pela Central de Monitoramento da Guarda Municipal, que aciona a viatura mais próxima assim que o alerta é emitido.