O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Vila Velha, ofereceu denúncia contra Fernando Nelson Neves Nascimento pelo crime de homicídio qualificado do próprio filho, uma criança de seis anos.
De acordo com o MPES, o homem, que já se encontra em detenção provisória, foi denunciado por homicídio com quatro qualificadoras e uma causa de aumento: motivo fútil, asfixia, utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, que era menor de quatorze anos e sua descendente.
Entenda o caso
O crime aconteceu em 30 de janeiro de 2025, em um apartamento localizado no bairro Jabaeté, em Vila Velha, onde a vítima, identificada como Bernardo Souza Nascimento, foi encontrada morta.
De acordo com o boletim de ocorrência, Bernardo era filho de um relacionamento que terminou pouco antes do Natal de 2024. Desde então, a mãe da criança possuía uma medida protetiva contra o ex-companheiro.
As investigações apontam que na tarde do crime, por volta das 17h30, o homem entrou em contato com familiares e fez ameaças, incluindo postagens em rede social.
“O acusado entrou em contato com os filhos ameaçando-os de morte e afirmando que havia matado a criança. Ele também declarou que tiraria a própria vida após cometer o crime”, conforme consta no boletim.
Crime foi motivado por vingança, diz MP
Ainda de acordo com o MPES, “na apuração do caso, verificou-se que Fernando Nelson quis se vingar da ex-companheira, mãe da vítima, de quem havia se separado recentemente. A criança disse ao pai que a mãe pretendia se mudar de cidade com os filhos, o que o enfureceu. O denunciado premeditou o crime, ao esperar que a criança dormisse e, com intenção de matá-la, asfixiou-a durante o sono. Após o crime, ele fugiu do local, mas foi preso no município de Vitória”, explicou .