A capixaba Luciane Ventura, que está de férias no Vaticano, enviou para a reportagem da TV Sim/SBT um relato de como está a movimentação no país após a morte do Papa Francisco.
A jornalista conta que chegou no local na última segunda-feira (21), mesmo dia em que o pontífice faleceu, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca.
Segundo ela, o clima é de comoção entre turistas e moradores. “Amanheceu hoje o dia e eu vim direto para a Basílica de São Pedro, onde a partir dessa quarta-feira o Papa Francisco vai ser velado. Estamos aqui vivendo esse momento histórico, estando aqui exatamente quando o mundo perde o Papa”, conta.
A jornalista também mostrou a intensa movimentação de repórteres que estão trabalhando na cobertura da despedida do Papa Francisco e de fiéis que o tempo todo passam para fazer uma oração e relembrar do pontífice argentino.
Assista:
Como será o funeral e o sepultamento do Papa Francisco?
O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias do papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21). Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano.
As imagens do corpo de Francisco no caixão foram divulgadas pelos veículos oficiais do Vaticano.
Nesta quarta-feira (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.
>>> Leia também: Últimos desejos: veja o testamento do papa na íntegra
Traslado
Amanhã, às 9h (horário local), o corpo do papa será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária.
Exéquias e sepultamento
No sábado, às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem a Francisco. *Com informações do Vaticano