Morre o pastor Gedelti, fundador da Igreja Cristã Maranata

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestou pesar pela morte do pastor e decretou luto oficial de três dias no estado

Por Redação
Foto: Pedro França/Agência Senado

Faleceu na madrugada deste sábado (5), aos 93 anos, o pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Ele estava internado há alguns dias em decorrência de complicações cardíacas.

A notícia foi confirmada por meio de nota oficial divulgada pela Igreja, que lamentou profundamente a perda de seu líder espiritual.

“A Igreja Cristã Maranata comunica o falecimento de seu fundador e presidente, Pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, ocorrido na madrugada de hoje, dia 5 de julho de 2025. ‘…Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer’”, diz o comunicado, citando trecho bíblico.

Informações sobre velório e sepultamento

O velório será aberto ao público no Maanaim de Carapina, na Serra, a partir das 16h deste sábado. No domingo (6) acontece o Culto de Passamento do Pastor Gedelti, às 13h, com transmissão pelo canal oficial da Igreja Cristã Maranata no Youtube.

O Corpo de Bombeiros fará um cortejo com o corpo do pastor até o cemitério Parque da Paz, em Vila Velha, onde acontece o sepultamento às 16 horas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também manifestou pesar pela morte do pastor e decretou luto oficial de três dias no estado.

“Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória”, destacou.

Quem foi o Pastor Gedelti Gueiros

Gedelti Victalino Teixeira Gueiros fundou a Igreja Cristã Maranata em 1968, em Vila Velha. Desde então, liderou a expansão da denominação, que se tornou uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil, com presença em diversos países.

Reconhecido por sua atuação firme na doutrina e por uma trajetória marcada por pregações sobre a volta de Cristo, Gedelti também era conhecido por seu estilo conservador e pela forte influência dentro e fora dos templos. Sua liderança ao longo de mais de cinco décadas foi central para a consolidação da identidade da Maranata.

“Homem de palavra serena e postura conciliadora, Gedelti deixa um legado marcado por fé, integridade e serviço à comunidade. Sua atuação foi reconhecida não apenas no campo religioso, mas também por instituições civis, tendo recebido diversas homenagens por sua contribuição à sociedade capixaba e brasileira. Dentre as distinções, destaca-se a criação da Comenda de Honra ao Mérito Legislativo Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, instituída em 2022 pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, além das comendas Jerônimo Monteiro e Gilson Coutinho Barros, que celebram sua atuação pública e profissional”, destacou em nota a Prefeitura de Vitória, que também decretou luto oficial de três dias na capital.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, também divulgou nota de pesar pela partida do líder religioso e exaltou o legado do trabalho realizado por Gedelti.

“Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Em 1968, ele iniciou em Vila Velha, um movimento religioso que ultrapassou fronteiras e, hoje, reúne mais de 1 milhão de fiéis no Brasil e no exterior. Minha solidariedade à família e a toda comunidade da Igreja Cristã Maranata. Gedelti deixa um legado espiritual profundo e marcante. Em respeito à sua trajetória e ao impacto de sua missão, o município de Vila Velha decretou luto oficial de três dias”, pontuou.

Veja também:

‘Legado de fé’: autoridades lamentam morte de Gedelti

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.