Ruy Monte era natural de Belém (PA) e desde 1973 foi radicado no Espírito Santo. Atuando como jornalista e radialista, Ruy Monte trabalhou em emissoras e jornais do Pará e do Rio de Janeiro, antes de mudar-se para Vitória, onde atuou em jornais e rádios.
Destaca a nota FES que Ruy Monte adotou o Espírito Santo como a sua nova casa, onde trabalhou em vários veículos de comunicação, impresso, rádio e TV, e assim desenvolveu uma sólida carreira no jornalismo esportivo capixaba.
Publicou dois livros – Minhas Três Vidas (1997) — autobiográfico, fala sobre sua vida em Belém, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, e Clubes e Personalidades do Esporte Capixaba — lançado em 2018, com 296 páginas, onde ele conta a história dos clubes esportivos do Espírito Santo, personalidades, dirigentes e jogadores.
“Apaixonado pelo futebol capixaba, Ruy dedicou mais da metade de sua vida com muito entusiasmo e certamente deixa um legado para quem com ele aprendeu a trabalhar nas redações e também nos gramados”.