Moradores das comunidades de Vila Esperança e Vale da Conquista, localizadas em Jabaeté, em Vila Velha, realizaram um protesto na Prefeitura da cidade, na manhã desta terça-feira (25), exigindo que a área onde eles moram atualmente não seja desocupada. Isso porque, quase mil famílias que residem na ocupação estão correndo risco de despejo por conta de uma decisão judicial de reintegração de posse no local.
Um decreto que reconhecia a área como social para moradia foi revogado pela atual administração. E, por decisão da Justiça, está marcada para a próxima sexta-feira (28) o despejo dos moradores da ocupação. Sem ter para onde ir, dezenas de famílias entraram no prédio municipal exigindo falar com o prefeito Arnaldinho Borgo, para tentar reverter a situação.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Sim/SBT, manifestantes chegaram em três ônibus e, logo após a chegada, houve confusão no local. Por volta das 9h30, os moradores deixaram o interior da Prefeitura, após negociação com a Guarda Municipal, e ficaram na frente do prédio, bloqueando a passagem de veículos na Av. Santa Leopoldina.
Durante o protesto, os moradores afirmaram que durante a gestão do ex-prefeito Max Filho, a área ocupada foi oficialmente reconhecida como local destinado à moradia social. Porém, o novo decreto de Arnaldinho teria revogado essa decisão, deixando as famílias em situação de incerteza.
Nas redes sociais, o prefeito Arnaldinho Borgo se manifestou sobre o assunto. “Vila Velha não aceita mais ocupações irregulares. As identificadas pela prefeitura e passíveis de regularização, o município está trabalhando para que isso ocorra. Neste exato momento estamos construindo 280 moradias sociais para acolher famílias em vulnerabilidade social. E temos mais programas de habitação social que serão iniciados. Chega que grilagem de terra e manipulação das famílias de bem de Vila Velha, por meio de informações falsas”, destacou.
A assessoria de imprensa da prefeitura também enviou uma nota sobre o protesto dos moradores e disse que ainda hoje haverá uma reunião com representantes da comunidade para falar sobre a situação das ocupações. Leia o comunicado na íntegra:
“A Prefeitura de Vila Velha informa que as comunidades conhecidas como Vila Esperança e Vale Conquista, na região de Jabaeté, estão localizadas em área particular e, por determinação da Justiça, há uma ordem de reintegração de posse. A prefeitura não é parte integrante dessa ação judicial.
A Prefeitura se solidariza com os moradores e se colocou à disposição deles. Ainda hoje haverá uma reunião com a comissão formada por representantes dessas comunidades para tratar do assunto. O município vai dar o apoio no que tiver ao seu alcance e dentro dos princípios legais.
Para buscar ajudar famílias em situação de vulnerabilidade do município, a Prefeitura está construindo 280 moradias no programa de habitação social”.
Apesar das declarações do chefe do Executivo, os manifestantes prometeram continuar ocupando a Prefeitura até conseguirem uma reunião com o prefeito, na esperança de resolver a questão da regularização das moradias.