A Prefeitura de Vitória informou nesta quarta-feira (22) que já iniciou a instalação do canteiro de obras do Mergulhão de Camburi, que vem sendo chamada pelo município como a maior obra de mobilidade urbana da capital.
As intervenções vão acontecer no cruzamento das Avenidas Dante Micheline e Gelú Vervloet (Norte-Sul) e prometem desafogar o trânsito na região, que é de alto fluxo de veículos.
O investimento é de R$ 77,5 milhões e a previsão é de que a entrega das obras seja em até 24 meses.
Nesta semana, placas de sinalização da obra já começaram a ser instaladas na entrada de Jardim Camburi.
Segundo a prefeitura, o objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região. A expectativa é reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para zero a 10 segundos.
“A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho – parando nos semáforos e enfrentando as retenções – hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões. Durante as obras será mantida a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas”, disse a prefeitura em nota.
SOBRE A OBRA
A interseção proposta mantem todos os sentidos de circulação existentes em três faixas, como é hoje, e acrescenta duas passagens inferiores (Mergulhão 01 e Mergulhão 02) que irão permitir o fluxo sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Micheline.
A passagem inferior 1 elimina o cruzamento do fluxo de veículos provenientes da BR-101 (Bairro de Fátima) no sentido Tubarão. A passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo proveniente de Jardim da Penha no sentido BR-101.
O veículo originário da BR-101 – sentido Tubarão – circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão o veículo acessa a rampa descendente, até atingir a Mergulhão 01, que se prolonga sob pista esquerda da Av. Dante Micheline (sentido Tubarão) e alça de acesso a BR-101 (veículos provenientes de Jardim da Penha), após transpor o Mergulhão 01, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da Dante Micheline.
O veículo proveniente de Jardim da Penha com destino a BR-101 também circulará em plano inferior à avenida Dante Micheline. Para esta conversão, após transpor a laje superior do Mergulhão 1, percorre rampa descendente, até atingir o Mergulhão 02, que se prolonga sob pista esquerda (sentido Tubarão) da avenida Dante Micheline. Após transpor o Mergulhão 02, o veículo percorre rampa ascendente até atingir o atual nível da avenida Gelu Vervloet.
Veja imagens do projeto da obra: