Uma criança de 7 anos está internada em coma, no Hospital Infantil de Vitória, depois que foi picada por um escorpião. O caso foi registrado em São Mateus nesta terça-feira (03).
De acordo com informações divulgadas, a menina acordou com muitas dores e foi socorrida pela família para UPA de São Mateus. Depois, a criança foi encaminhada para o Hospital Roberto Silvares, mas devido a gravidade de seu estado de saúde foi transferida para o Hospital Infantil em Vitória.
Familiares da menina contaram que encontraram o escorpião no lençol em que a criança dormia.
Nas redes sociais, a avó da menina fez uma publicação nesta quarta-feira (04) pedindo orações pela neta e dizendo que ela teve uma melhora nas últimas horas.
Como agir em incidentes com animais peçonhentos
Com as temperaturas cada vez mais elevadas, a população do Espírito Santo precisa ficar atenta aos animais peçonhentos que tendem a aparecer com mais frequência.
Os animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm presas, ferrões, cerdas, espinhos entre outros, capazes de envenenar as vítimas, tais como escorpiões, aranhas, serpentes, abelhas, lagartas e mariposas.
Escorpião
Para picadas de escorpião, compressas mornas ajudam a aliviar a dor local até a chegada a um serviço de saúde. Não é recomendado colocar gelo no local;
Aranhas
Em caso de picadas de aranhas, compressas mornas ajudam a aliviar a dor local até a chegada a um serviço de saúde. Não é recomendado colocar gelo no local;
Serpentes
Par casos de picadas de serpentes, a população deve lavar abundantemente o local com água e sabão, sem esfregar; manter o paciente deitado e hidratado; e elevar o local da mordida;
Abelhas
Em caso de acidente provocado por múltiplas picadas de abelhas, quando a pessoa já estiver fora do raio da ação das abelhas, procure remover os ferrões raspando com lâminas, e não com pinças ou com o dedo, pois esse procedimento resulta na inoculação do veneno ainda existente no ferrão. É importante que aplique bolsas de gelo no local das picadas para diminuir o inchaço;
Lagartas e mariposas
Neste caso, é importante lavar o local com água corrente e fazer compressas com água fria ou gelo para o alívio da dor.
Procure atendimento médico
Após a realização dos primeiros procedimentos e, especificamente, em caso de acidentes por serpentes, escorpiões e abelhas, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo.
Além disso, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) orienta que a população faça contato com o Centro, cujos profissionais estarão preparados para auxiliar na avaliação e na decisão da melhor conduta, uma vez que haverá casos com necessidade de soroterapia antiveneno ou outros onde a importância do profissional para tranquilizar o paciente, uma vez que nem todos os acidentes com animais peçonhentos necessitará de observação em serviço de saúde e/ou soro antiveneno.
Outra conduta importante e um alerta do CIATox é a não necessidade de captura do animal. A identificação do animal causador do acidente pode ser inferida mediante manifestações clínicas e laboratoriais do paciente. A orientação é que para identificação, caso seja possível, é realizar fotos e/ou vídeos do animal. Uma forma de evitar que outras pessoas corram risco.
O CIATox tem atendimento 24h, de segunda a segunda, inclusive em feriados. Para orientações, devem ligar para 0800-283-9904.