O grupo de extensão MeditaUfes, ligado ao Departamento de Fisioterapia, está disponibilizando práticas de meditação em formato de áudio e transmissões ao vivo. As lives serão realizadas às terças e sextas-feiras, sempre às 19 horas, no perfil @Meditaufes no Instagram, onde, diariamente, são postadas mensagens e informações para ajudar as pessoas a enfrentarem o período de quarentena.
A professora Fernanda Dias, uma das coordenadoras do projeto, conta que o grupo começou a atuar no primeiro semestre de 2019 com o objetivo de habilitar estudantes para a condução de práticas meditativas individuais e coletivas, além de ofertar as práticas de meditação para alunos da Ufes. Para isso, durante oito semanas foi treinada uma equipe composta por seis graduandos em Fisioterapia.
Desde a sua formação, o grupo realizou dois eventos com vivências de meditação e criou um perfil no Instagram para divulgar informações e práticas. Entretanto, sensíveis às repercussões da quarentena e do isolamento social na saúde mental das pessoas, a equipe decidiu ampliar as ações para toda a comunidade.
“Sabemos que são muitas as aflições, as expectativas e as emoções nesse tempo de quarentena. A pandemia nos impôs uma restrição de socialização que nunca vivenciamos antes. Mas, é preciso erguer os olhos para a essência da nossa existência, parar e respirar, sentir a energia positiva que segue sendo emanada por muitas pessoas que fazem o bem. Por isso, não deixaremos quem precisa passar por isso sozinho. Nós estaremos fortalecendo uma rede de apoio a todos e faremos nossa contribuição por meio do Instagram, onde também há mensagens, guias, livros e links de serviços que podem ajudar”, destaca a professora.
Além de Fernanda Dias, o projeto MeditaUfes é coordenado pela professora do Departamento de Fisioterapia Marina Subtil.