Marcelo Sousa é eleito presidente da confederação de basquete por aclamação

Por Agência Estadão

Atual diretor executivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Corrêa Sousa foi eleito presidente da entidade por aclamação, nesta quarta-feira. Sousa vai comandar a CBB no quadriênio 2025-2029 e terá Fábio Deschamps, ex-presidente da Federação Catarinense, como vice-presidente.

Marcelo Sousa foi eleito, em Assembleia Eletiva realizada no Parque Maria Lenk, no Rio de Janeiro, para substituir o atual presidente, Guy Peixoto Júnior, que seguirá no comando da entidade até março de 2025.

A eleição contou com chapa única, sem oposição. O Colégio Eleitoral da CBB conta com representantes da Comissão de Atletas, Federações Estaduais, representantes de árbitros, clubes masculinos e femininos e representante de técnicos. Eles participaram do pleito de forma presencial e online.

“Estou muito emocionado e feliz com essa eleição, com a aclamação, o que mostra o trabalho muito bem feito nesses últimos oito anos. Agradecer a confiança do colégio eleitoral, das federações, que colocam essa nave mãe sempre em primeiro lugar”, declarou o atual diretor executivo da CBB.

Ele vai substituir Guy Peixoto Júnior, que presidia a entidade desde 20147. “Entramos pela porta da frente e oito anos depois vamos sair pela porta da frente. Uma confederação sem corrupção, sem o nome em escândalos de desvio de verba do esporte. Com vitórias na quadra, reveses também, mas muita garra de sempre fazer o melhor. Obrigado pela confiança nesses oito anos”, declarou o atual mandatário.

A gestão que será encerrada em março foi marcada por turbulências. Guy Peixoto conseguiu reverter punição que a Federação Internacional de Basquete (Fiba) havia aplicado ao basquete nacional, impedido de disputar as competições internacionais. De volta ao cenário mundial em 2018, a seleção masculina de classificou para a Olimpíada de Paris-2024, encerrando um jejum de oito anos.

No ano passado, a CBB entrou em rota de colisão com a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável por organizar o Novo Basquete Brasil (NBB), o principal torneio da modalidade masculina no País. O racha dividiu o basquete brasileiro e fez a CBB retirar a chancela da LNB para organizar o NBB.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.