O deputado Marcelo Santos (União) foi reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa (Ales) com 30 votos. Ele assumirá a liderança do Legislativo estadual para o período de fevereiro deste ano até janeiro de 2027. A eleição da Mesa Diretora ocorreu na tarde desta segunda-feira (3) durante a sessão preparatória, com votação nominal e aberta.
Além de Marcelo, foram eleitos os deputados Hudson Leal (Republicanos) como 1º secretário, e Janete de Sá (PSB), reeleita como 2ª secretária, além de sete suplentes. Apenas uma chapa foi registrada, e todos os integrantes tiveram seus votos automaticamente computados para ela, embora ainda tenham confirmado seu voto no microfone localizado no plenário. Os demais parlamentares precisaram manifestar seu voto de forma obrigatória.
Durante a votação, os deputados destacaram a liderança de Marcelo nos últimos dois anos à frente da Ales. Foram mencionadas ações como a defesa das prerrogativas dos parlamentares, independentemente de ideologias ou bandeiras, a manutenção da harmonia entre os Poderes, a reforma na Torre Legislativa, a preparação de um concurso público para a Casa e medidas para valorizar os servidores públicos.
A condução da sessão ficou sob responsabilidade do Delegado Danilo Bahiense (PL), com Janete de Sá (PSB) atuando como 1ª secretária, responsável por chamar os deputados para votar, e João Coser (PT) como 2º secretário, encarregado de confirmar os votos. Após o processo eleitoral, Bahiense anunciou a vitória de Marcelo, que, juntamente com os outros membros da Mesa Diretora, assumiu seus cargos e assinou o termo de posse.
Vandinho Leite (PSDB), novo líder do Executivo na Casa, convidou Marcelo Santos e os demais membros da Mesa para uma reunião com o governador Renato Casagrande (PSB), que ocorrerá às 17 horas desta segunda-feira, no Palácio Anchieta.
Confira a chapa completa:
Titulares
Presidente: Marcelo Santos (União)
1º secretário: Hudson Leal (Republicanos)
2º secretária: Janete de Sá (PSB)
Suplentes
1º vice-presidente: Dary Pagung (PSB)
2º vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)
3º vice-presidente: Alexandre Xambinho (Podemos)
3º secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)
4ª secretária: Iriny Lopes (PT)
5ª secretária: Raquel Lessa (PP)
6º secretário: Coronel Weliton (PRD)