Cerca de 500 mil litros de sanitizante composto por diluição de Hipoclorito 1% (Cloro) já foram usados no serviço de desinfecção e higienização de áreas públicas realizado pela Prefeitura de Linhares para combater a disseminação do novo coronavírus.
O serviço que é realizado diariamente e inclusive nos fins de semana, tem como alvo calçadas e ruas onde estão localizadas praças públicas, unidades de saúde, farmácias, agências bancárias, pontos de ônibus e principalmente os hospitais do Município, incluindo o HGL, e na Unidade Sentinela 24 horas (UPA), no bairro Shell.
O trabalho acontece sempre das 19 às 22 horas e das 4 às 7 horas da manhã. A ação se associa a uma série de atividades desenvolvidas pelo Município para impedir o crescimento da contaminação na cidade.
“O trabalho tem o objetivo de combater e evitar a circulação do vírus, principalmente nesse momento em que os números da doença crescem em nosso município. Ressaltamos que as pessoas devem colaborar e fazer a sua parte por meio de medidas de higiene rígidas e isolamento social”, reforçou a diretora de Vigilância Sanitária, Keilane Belique Spagnol.
Como é feito o serviço?
Os profissionais que atuam nos serviços contam com equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por máscara, macacão, luvas, botas e demais acessórios. O produto utilizado é um sanitizante formulado especialmente para higienização e desinfecção de locais e superfícies com potencialidade de contaminação do novo coronavírus, composto por diluição de Hipoclorito 1% (Cloro).
A Vigilância Sanitária solicita que as pessoas que possuem alergia a este componente mantenham as janelas e portas das residências fechadas e/ou cubram o rosto ao passar pelas áreas recém higienizadas. Enfatiza também que as áreas podem ser transitadas logo após a aplicação.