Lula sobre tarifaço e deportações: “Cadê a democracia?”

O presidente criticou as políticas do novo governo dos EUA, destacando o "tarifaço" de Trump e as deportações de imigrantes

Por Agência Estadão
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez questionamentos ao novo governo dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 17, em discurso em Angra dos Reis (RJ). O presidente brasileiro criticou o tarifaço que está sendo promovido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e as deportações de imigrantes irregulares.

Lula mencionou a tradição de liberalismo dos Estados Unidos e a comparou com a realidade atual, sem citar nominalmente Trump.

“E agora, entra um novo presidente, e qual é o discurso do novo presidente? América para os americanos. Vamos taxar tudo o que é produto importado, e vamos mandar embora tudo o que é imigrante. Os imigrantes que foram para os Estados Unidos ajudaram a construir aquela pátria grande, ajudaram a construir a riqueza dos Estados Unidos, até vota a maioria. E resolveram mandar embora os latino-americanos que foram para lá fazer trabalho que os americanos já não queriam mais fazer. E aí eu fico pensando. Cadê a democracia? Cadê o respeito ao livre trânsito do ser humano se você tem livre trânsito de capital? Cadê livre comércio que foi tão apregoado?”, disse o presidente brasileiro.

O chefe do Executivo federal também afirmou que os Estados Unidos estão todo dia fazendo uma ameaça ao mundo.

“É verdade que os Estados Unidos são dos americanos, que a China é dos chineses, que a Rússia é dos russos, que a Índia é dos indianos. Mas é verdade que o Brasil é do povo brasileiro e eles têm que respeitar as coisas que nós fazemos aqui dentro”, disse Lula, em uma possível referência aos produtos brasileiros que Trump ensaia taxar.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.