Com a transição dos municípios da Grande Vitória para o grupo de risco moderado, de acordo com o 15º mapa de Gestão de Risco para o coronavírus, que entrou em vigor nesta semana, o comércio não essencial de toda a região passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, sem a necessidade de revezamento.
Todas as lojas nos shoppings foram autorizadas a funcionar durante o período de abertura dos centros comerciais, atendendo ao público a partir do meio dia até as 20 horas. As lojas de alimentação funcionam até as 18 horas. Cinemas, eventos e lazer continuam fechados.
Sobre o funcionamento de lanchonetes e restaurantes, nos municípios classificados como risco baixo, não há limitação do horário de funcionamento. Nas cidades com risco moderado, os estabelecimentos poderão funcionar entre 10 horas e 18 horas e também aos sábados, até às 16 horas. Nas cidades de risco alto, será permitido o funcionamento até às 18 horas, somente de segunda a sexta-feira. Nos municípios considerados com risco baixo, o funcionamento do comércio é autorizado sem restrições de dias e horários.
Mesmo com a abertura do comércio, as normas de segurança ainda estão valendo, como o distanciamento social em filas, controle da quantidade de clientes no interior do estabelecimento e o uso de máscaras obrigatório.
As academias de ginástica em municípios de risco moderado não precisam mais limitar o atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, com agendamento. Essa regra permanece em vigor apenas nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários e uso de máscara obrigatório.
Direto da Redação, Rede SIM