Quem não dispensa um cafezinho sabe que está cada vez mais difícil manter o hábito por conta do preço da bebida, que tem subido bastante nos últimos anos — culpa de vários fatores como clima, safra ruim, aumento de exportações, custo de produção e até o dólar. Pensando nisso, o Procon de Vitória fez um levantamento dos valores para ajudar os consumidores a economizar.
A pesquisa levou em conta o café moído tradicional, na embalagem almofada de 250g, e mostrou que a diferença de preço entre o menor e o maior valor de um produto da mesma marca chegou a 57,63%. Os preços médios dos rótulos pesquisadas ficaram entre R$ 13,36 e R$ 18,74.
A coleta de dados ocorreu nos dias 06, 07, 10 e 11 de março de 2025 em nove estabelecimentos de diferentes regiões de Vitória. Foram levantados os preços de oito marcas de café em pó, considerando apenas os produtos que estavam disponíveis em, pelo menos, dois estabelecimentos comerciais.
Os preços foram coletados diretamente nas gôndolas dos supermercados, garantindo que os valores refletem os praticados para o consumidor final no momento da pesquisa. Promoções pontuais ou descontos exclusivos para clientes fidelizados não foram considerados.
O gerente do Procon, Breno Panetto, recomenda que o consumidor sempre compare preços em diferentes estabelecimentos. “As pesquisas comparativas de preços são importantes para que os consumidores efetuem uma compra consciente sempre que possível”, afirma.
Clique aqui e confira a pesquisa completa!!
Recomendações do Procon Vitória
. Monitore os preços dos produtos periodicamente, pois tendências sazonais podem influenciar significativamente os valores praticados ao longo do ano.
. Pesquisas de preços incentivam e ajudam os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes para otimizar o orçamento.
. Fique atento às políticas de preços dos estabelecimentos, compare condições de pagamento e avalie a qualidade dos produtos oferecidos.
. Planeje suas compras com antecedência e evite compras por impulso.