Ferramentas como as plataformas do Google Meet, Zoom, Facebook, Instagram e WhatsApp estão sendo utilizadas para as formações e a transmissão de conhecimentos, com vídeos, lives e grupos. “Visamos aproximar os mais de 2.700 profissionais da rede com a gestão da educação municipal, para ampliar as possibilidades de ações assim que houver o retorno das atividades nas escolas. As tecnologias e redes virtuais têm sido essenciais nesse momento”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.
De acordo com a coordenadora do Centro de Formação da Seme, Andréia de Carli Giacomin, a cada encontro, os profissionais discutirão temáticas voltadas à singularidade da formação de professores no contexto local.
“Considerando o momento mundial, a proposta é estabelecer com os educadores o diálogo sobre os desafios e possibilidades da prática pedagógica nesse período em que vigora o regime especial de aulas não presenciais aos estudantes da rede municipal, que mantém o vínculo com a respectiva unidade de ensino por meio de apostilas com conteúdo adequado ao nível de ensino”, disse.
De acordo com uma das formadoras do curso de Libras, a intérprete Edileuza Eduardo Silva, que promoveu sua primeira aula através das plataformas digitais, o momento é desafiador e pontuou que as ações integradas entre a secretaria municipal de Educação e o Centro de Formação, são um marco para este novo momento da educação.
“A princípio, essa união surgiu da necessidade de pensarmos possibilidades para a formação de professores no contexto da pandemia da Covid-19. Entretanto, trabalhamos para que essa parceria avance e se expanda para uma política pública integrada de formação de professores, que contemple as múltiplas realidades e necessidades da Secretaria e do Centro de Formação”, afirmou.
Cursos
– Atendimento Educacional Especializado (AEE)
– Neuroeducação
– Competências e habilidades na Matemática
– Inteligência Emocional
– Competências e habilidades na Língua Portuguesa
– Educação inclusiva: entre olhares, saberes e reflexões (Sala de recurso)
– Libras: níveis I e II