Com mais de 1.600 casos confirmados de dengue no município, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informa que o trabalho de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município está sendo fortalecido. O carro fumacê que, já passou por outros bairros, segue até este sábado (17) percorrendo as ruas do bairro Interlagos. Interlagos é o bairro com maior número de casos registrados este ano: 321, no total.
A ação faz parte das atividades definidas no último dia 7, quando o município criou a Sala de Situação Permanente para concentrar todas as informações sobre a dengue em Linhares. Atualmente, Linhares possui 1.633 casos confirmados de dengue.
Segundo a Vigilância, o carro fumacê já passou pelos bairros Canivete, Aviso (Residencial Rio Doce), Chapadão das Palminhas, Povoação e Pontal do Ipiranga, todos com registros de alta incidência de focos do mosquito.
O roteiro do fumacê é programado pela Vigilância Ambiental de acordo com as notificações de dengue, zika e chikungunya. Há ainda o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as notificações de focos dentro dos domicílios registrados pelos agentes de endemias. Além do carro fumacê, também foram intensificadas as visitas domiciliares dos agentes de endemias às residências, destaca a Vigilância em Saúde.