Um passeio especial irá celebrar, neste domingo (21) os 222 anos de Linhares. Trata-se da quarta edição da caminhada “Rota do Cacau”, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto, apreciar ou até mesmo degustar o “melhor cacau do Brasil” e um dos 18 melhores do mundo, de acordo com a classificação do Salão de Chocolates de Paris. Durante o percurso de 19 km os participantes também terão a oportunidade apreciar um pedacinho da Mata Atlântica. A promoção é da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e conta com o apoio da Serlihges.
Um microônibus sairá da Praça 22 de Agosto, às 6h30, para levar os participantes até o ponto inicial da caminhada que será na Parada da Terra, às 7 horas, localizada na rodovia que liga Linhares ao Pontal do Ipiranga, passando pela localidade de Brejo Grande, até a Fazenda São Luiz propriedade de Emir de Macedo Gomes Filho. Os interessados em participar da caminhada devem entrar em contato pelo telefone (27) 99909-6184. O valor da inscrição é R$ 50,00.
Na fazenda, os participantes vão conhecer todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa. Durante a visita haverá uma palestra com Emir, revelando curiosidades da introdução do fruto em Linhares.
Para segurança dos participantes, no dia haverá uma ambulância disponível com enfermeiro e um carro de apoio, com água e frutas. Também haverá transporte disponível os participantes que não conseguirem realizar todo o percurso e um microônibus para retorno ao centro da cidade no fim da caminhada.
“A caminhada é de extrema importância para mostrar para a sociedade o quanto que o cacau contribui para movimentar a economia da nossa cidade. Além disso, será uma oportunidade para os participantes apreciar as belezas naturais da mata atlântica, degustar o melhor cacau do Brasil e conferir de perto sobre o manejo e colheita do fruto”, disse o presidente da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges), Reuber Costa Nascimento.