Leilão confirma Ecovias na concessão da BR-101 no ES

Com a renovação, a expectativa é de que a BR-101 receba R$ 10 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 24 anos

Por Redação
Foto: Divulgação ANTT

O Grupo EcoRodovias venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo, e continuará responsável pela concessão do trecho da BR-101 entre Espírito Santo e Bahia, com 478 km de extensão. A vitória confirma que a Ecovias 101 (antiga Eco101) segue à frente da rodovia, que já administra desde 2013.

A manutenção da concessão foi garantida após um processo de reestruturação contratual, que contou com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes. Diferente de um leilão convencional, este modelo permitiu que a atual concessionária permanecesse na gestão caso nenhuma outra empresa apresentasse melhores condições.

Foto: Divulgação

Com a renovação, a expectativa é de que a BR-101 receba R$ 10 bilhões em investimentos ao longo dos próximos 24 anos. Estão previstas melhorias como:

• 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
• 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
• 33,6 km de vias marginais;
• Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
• 14 novos trevos em desnível;
• 39 retornos em nível;
• 40 passarelas para pedestres;
• 75 novos pontos de ônibus;
• 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros; e
• 34 passagens de fauna, entre outras obras.

A previsão é de que as obras sejam retomadas no segundo semestre de 2025.

Casagrande: “Queremos transformar a BR-101 em vetor de desenvolvimento”

Presente no leilão, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da continuidade da concessão e dos investimentos prometidos. Ele lembrou que, apesar da licitação original ter ocorrido em 2013, muitos dos compromissos assumidos não foram cumpridos à época.

“Agora, com o novo aditivo, há o compromisso de duplicar mais 172 quilômetros, construir terceiras faixas, além dos contornos de Fundão, Ibiraçu e, se o tráfego justificar, também de Linhares. São obras que trazem mais segurança para quem utiliza a BR-101 e impulsionam a competitividade do Espírito Santo”, afirmou.

Casagrande também reforçou que o Governo do Estado acompanha de perto outros projetos de infraestrutura, como o edital da BR-262, investimentos ferroviários e outras melhorias, destacando que resolver os gargalos logísticos é essencial para o desenvolvimento do Espírito Santo.

“Hoje, a BR-101 é uma limitação ao nosso crescimento. Com os investimentos, ela pode se tornar um instrumento de desenvolvimento para o Estado”, concluiu o governador.

Tarifas

Segundo a Ecovias, a partir da assinatura do aditivo contratual, prevista para os próximos meses, os motociclistas passam a ter isenção em todas as praças e os demais usuários terão 5% de desconto na tarifa de pedágio para os pagamentos feitos com “tag” nas pistas automáticas. Os veículos de passeio contarão, ainda, com uma política de descontos progressivos a cada passagem no mesmo sentido por uma mesma praça de pedágio, o chamado DUF (Desconto de Usuário Frequente).

O novo modelo tarifário prevê reajustes condicionados a entregas de obras, ou seja, o contrato estabelece degraus que acompanham o volume de investimentos que será aferido por auditoria independente.

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Dias antes do leilão, o diretor-superintendente da Ecovias 101, Roberto Amorim, esteve na TV Sim/SBT  e disse no programa Em Destaque quais são os planos da empresa para a rodovia no Espírito Santo e quais são os trechos que receberão melhorias. Assista:

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