A Justiça determinou que a influenciadora digital Sara Gabriela Ratunde Santos, de 25 anos, presa após atropelar duas crianças e uma mulher em Vila Velha, pague fiança de R$60 mil para ser liberada do presídio. A jovem passou por audiência de custódia, nesta terça-feira (1º), e além da fiança, a juíza responsável pelo caso estipulou uma série de medidas cautelares a serem cumpridas por ela.
Em nota enviada para a reportagem do Sim Notícias, o advogado da influencer informou que vai recorrer da decisão e que o valor da fiança é “desproporcional”.
Ele afirmou que a Justiça ainda não recolheu o valor estipulado e nem irá recolher. “A fiança é desproporcional e arbitrária! A regra é a liberdade e se cabe liberdade com fiança cabe sem fiança. A fiança é meramente vinculativa ao processo e a custodiada não pode ter sua liberdade cerceada em razão de sua hipossuficiëncia, estamos falando de uma criança e não de um criminoso contumaz! É uma clara desproporcionalidade a decisão que será guerreada e com plena certeza revertida!”, destacou o advogado.
Medidas cautelares
Sara Gabriela Ratunde está presa no presídio feminino de Cariacica desde o último domingo (28), após invadir um parquinho do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, e atropelar três pessoas, sendo duas crianças de 2 e 5 anos. Ela confessou aos policiais que não tinha carteira de motorista e que fez uso de maconha antes de pegar na direção.
De acordo com a decisão da juíza responsável pelo caso, caso a mulher faça o pagamento da fiança, a prisão preventiva da jovem poderá ser convertida nas seguintes medidas cautelares:
1- proibição de sair da Comarca em que reside sem prévia autorização do Juiz natural da causa
2- comparecimento a todos os atos do processo, devendo manter endereço atualizado
3- proibição de frequentar bares, boates, prostíbulos e assemelhados
4- comparecer em 20 dias a contar desta data ao juízo ao qual o presente APF será distribuído, com cópia de comprovante de residência, RG, CPF, CTPS e título de eleitor
5- proibição de manter qualquer tipo de contato com as vítimas, bem como de se aproximar delas, devendo manter uma distância mínima de 500 metros
Se a influencer pagar a fiança, for solta e descumprir qualquer condição imposta na decisão, ela poderá se presa novamente.
Relembre o caso
A influencer digital Sara Gabriela Ratunde Santos, de 25 anos, foi presa no último domingo (30) após atropelar duas crianças e uma mulher de 20 anos, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha.
De acordo com o boletim de ocorrência, Sara passava pela avenida Juscelino Kubitschek e bateu contra uma moto. Após o impacto, ela perdeu o controle do carro e invadiu um parquinho, atingindo três pessoas: uma mulher de 20 anos e duas crianças, de dois e cinco anos, que são primas.
A Polícia Militar e ambulâncias do Samu foram acionadas para o atendimento das vítimas. Uma pessoa precisou ser levada para o hospital após ser constatada uma fratura no pé. As crianças, por sorte, não se feriram gravemente.
Mulher afirmou que fumou maconha antes de dirigir
Durante a abordagem a motorista os policiais sentiram um forte cheiro de maconha e, ao ser questionada, a influenciadora confessou que havia feito uso da substância pouco antes do acidente. No carro, os agentes encontraram uma bucha da droga.
Na delegacia, Sara teria declarado que jogou o carro contra a moto porque achou que estava sendo perseguida. No entanto, o motociclista trabalha como entregador por aplicativo negou qualquer tipo de perseguição. Ele não ficou ferido e prestou queixa contra a influenciadora.
Uma amiga de Sara esteve no local do acidente para recolher seus pertences pessoais. Segundo relatos, a influenciadora demonstrou despreocupação com as consequências do caso. “Ela falou assim que não ia dar em nada porque ela tem dinheiro”, contou uma testemunha que não quis se identificar.
A jovem foi levada para a delegacia, onde foi ouvida e autuada por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, duas vezes; por dano ao patrimônio e por injúria.