O estudante Gabriel Henrique de Souza, de 17 anos, morreu no último sábado (18) após sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma partida de futebol realizada na escola, em Vila Velha. O adolescente ficou oito dias internado em estado grave, mas não resistiu. A causa da morte foi uma miocardite – inflamação no músculo do coração – desencadeada por um quadro gripal recente.
Segundo o irmão da vítima, Guilherme Henrique de Souza Campos, Gabriel passou mal de forma repentina durante a partida, foi socorrido por funcionários da escola e encaminhado ao Hospital Evangélico. Ele chegou à unidade hospitalar em parada cardíaca, mas foi reanimado e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ainda de acordo com Guilherme, Gabriel apresentou uma gripe forte cerca de duas semanas antes do episódio. Após aparentar recuperação, ele participou das competições esportivas escolares durante a semana das Olimpíadas internas do colégio.
“Ele se recuperou, não reclamou de nenhum sintoma, e na semana dos jogos ele foi jogar. Os médicos explicaram que o vírus se alojou no miocárdio e, com o esforço físico, o coração não resistiu, o que provocou a parada cardíaca”, relatou o irmão.
Os médicos também informaram à família que a parada cardíaca prolongada causou uma lesão neurológica irreversível. “O cérebro dele ficou cerca de 30 minutos sem oxigênio. Infelizmente, isso gerou uma lesão cerebral permanente”, contou Guilherme.
Gabriel havia feito um check-up médico em julho e, segundo a família, nenhum problema de saúde foi identificado.
Médica explica os riscos da miocardite
Em entrevista ao programa Alô Espírito Santo, da TV Sim/SBT, a médica Débora Vasconcelos explicou que a miocardite é uma inflamação do músculo do coração e pode ser provocada por diferentes infecções virais — como gripe, gastroenterite e até COVID-19.
“Qualquer infecção viral pode levar à inflamação do miocárdio, embora seja algo raro. No caso do Gabriel, foi uma consequência trágica da gripe. Estudos indicam que menos de 1% dos casos de gripe evoluem para miocardite”, afirmou a médica.
Ela reforçou, no entanto, a importância de atenção aos sintomas após infecções: “Após uma gripe, é recomendado aguardar de 7 a 14 dias antes de retomar atividades físicas, e sempre de forma gradativa. É preciso observar sinais como cansaço excessivo, palpitações, dor no peito, tontura, desmaios e falta de ar mesmo em atividades leves. Esses sintomas podem indicar uma possível inflamação no coração ou arritmias”, alertou.
Corpo foi sepultado em Minas Gerais
Gabriel iria cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma faculdade de Vila Velha e estava prestes a realizar o vestibular. O corpo do adolescente foi sepultado em Aimorés, Minas Gerais, cidade natal da família.
O irmão agradeceu o apoio que a família recebeu durante os dias de internação: “Desde o primeiro dia, os amigos do Gabriel estiveram conosco, nos apoiando, rezando e levando carinho. Fizeram uma verdadeira corrente do bem. A todos que torceram pela recuperação dele, meu abraço e gratidão”, finzalizou Guilherme.





