Jacaré de 2,5 metros aparece na Praia de Camburi, em Vitória

Uma equipe do Projeto Caiman, especializada no resgate e monitoramento de répteis, foi acionada para tentar recolher o animal

Por Redação
Foto: Divulgação

Um jacaré-do-papo-amarelo, de aproximadamente 2,5 metros, foi visto no início da noite desta quarta-feira (23) na Praia de Camburi, em Vitória. O animal estava no final da praia, nas imediações da mineradora Vale.

Uma pessoa que estava no local no momento do ‘mergulho’ do jacaré gravou um vídeo da cena. Veja:

A Polícia Militar foi acionada e entrou em contato com a equipe do Projeto Caiman, especializada no resgate e monitoramento de répteis. Quando os profissionais chegaram ao local, o jacaré já havia retornado à vegetação, mas deixou pegadas e marcas da cauda, que indicavam o caminho seguido em direção ao Parque Costeiro — de onde provavelmente havia saído.

Segundo o pesquisador do Projeto Caiman, Lucas Yu, a presença de jacarés nessa área não é um fato isolado. “O parque da mineradora e os arredores possuem ecossistemas que favorecem a permanência da espécie. O jacaré-do-papo-amarelo está entre os répteis ameaçados de extinção, e sua aparição reforça a importância da preservação ambiental na Grande Vitória”, afirmou.

Lucas também explicou que, embora tenha sido visto na praia, esse tipo de jacaré vive em água doce, o que torna o ambiente marinho inadequado para ele. “O contato prolongado com água salgada pode ser prejudicial para o animal”, completou.

O Projeto Caiman alerta que, ao avistar um jacaré, o ideal é não se aproximar e acionar imediatamente a equipe de resgate. O número para contato é (27) 99763-9757.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.