A Prefeitura de Iúna divulgou nota em rede social reportando que parte de uma formação rochosa se desprendeu no distrito de Laranja da Terra “provocando avalanche e atingindo duas propriedades com cerca de 400 metros de distância da rocha. Não houve feridos e nem danos nas residências. O evento provocou estragos apenas nas lavouras de cafés e deixou muito pó de pedra espalhado”.
Prossegue o comunicado detalhando que, “pedaços dessa rocha já vinham se desprendendo desde o ano passado, no entanto, segundo o morador de uma das propriedades, por volta das 05h do dia 20, houve uma avalanche, provocando barulho e tremor. Por questões de segurança, as famílias não estiveram nas casas nesses últimos dias”.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Iúna, nessa quarta-feira (22), a equipe da Defesa Civil do município esteve no local para averiguar a situação e fazer um levantamento, e, de acordo com o representante Manoel Gomes, a pedreira não é coberta por vegetação, o que impossibilita fazer algum tipo de contenção ou prevenção para futuros deslizamentos.
“O desprendimento de pedaços de rochas é chamado de acebolamento. Isso ocorre devido a mudança de temperatura, de frio e calor, fazendo com que a rocha se dilate e se solte. No entanto, demoram-se anos para que se desprenda por completo”, explica a nota da Prefeitura.