Intenção de contratação cresce no comércio capixaba

Índices positivos trazem boas expectativas para o setor

Por Redação
Foto: Divulgação

O otimismo voltou a ganhar força entre os empresários do comércio no Espírito Santo. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) de fevereiro apontou um aumento de 11,4% na intenção de contratar novos funcionários em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, os comerciantes demonstram maior disposição para investir em seus negócios e reforçar os estoques.

O levantamento, realizado pelo Connect Fecomércio-ES com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também mostrou que o Espírito Santo foi o único estado do Sudeste a registrar crescimento na confiança dos empresários na comparação interanual, com alta de 0,9%.

O estado atingiu 109,3 pontos no Icec, superando a média nacional (103,7 pontos) e liderando entre os estados da região Sudeste. Para efeito de comparação, São Paulo registrou 103,2 pontos, Minas Gerais 100,1 pontos e o Rio de Janeiro ficou abaixo do nível satisfatório, com 97,5 pontos.

A coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, destaca que os resultados consolidam o Espírito Santo como referência na região, evidenciando um ambiente econômico mais estável e resiliente.

“O estado segue demonstrando uma economia madura, menos suscetível às adversidades e com empresários dispostos a investir no crescimento de seus negócios”, explicou.

Na comparação entre fevereiro e janeiro de 2025, o índice registrou queda de 4,0%, comportamento esperado após o período de festas de fim de ano. Apesar da redução, o recuo foi menor do que a média nacional (-4,9%) e dos estados de Minas Gerais (-6,5%) e São Paulo (-4,4%).

“Essa variação reflete um ajuste sazonal após a alta movimentação do fim de ano e não deve ser interpretada como uma tendência negativa, já que a expectativa é de retomada do crescimento a partir do segundo trimestre”, explicou Ana Carolina Júlio.

Os subíndices do Icec reforçam o otimismo no setor comercial capixaba. Em relação a fevereiro de 2024, houve crescimento de 5,2% nas expectativas dos empresários para suas empresas e de 1,8% para o setor como um todo. A intenção de investimento também avançou 5,8%, enquanto o indicador para ampliação de estoques subiu 4,7%.

O destaque foi a intenção de contratação de novos funcionários, que teve o maior crescimento anual (11,4%), sinalizando confiança no crescimento das vendas e na estabilidade econômica do estado.

Mesmo em um cenário econômico desafiador, os empresários capixabas seguem apostando em estratégias de crescimento e inovação. “O Espírito Santo mantém uma posição de destaque na região, não apenas pelo melhor desempenho no Icec, mas também pela capacidade de gerar empregos e atrair investimentos. Esse comportamento indica um ambiente econômico preparado para aproveitar oportunidades mesmo em períodos de incerteza”, concluiu Ana Carolina Júlio.

A pesquisa completa pode ser acessada no site [Portal do Comércio-ES](https://portaldocomercio-es.com.br).

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.