Neste sábado (16), o Instituto Neymara Carvalho (INC) celebrará duas décadas de atividades com um aulão de bodyboarding, reunindo 150 inscritos, entre alunos do projeto e crianças e jovens da comunidade local. O evento acontecerá na praia de Barra do Jucu, em Vila Velha, no Espírito Santo, onde a pentacampeã mundial Neymara Carvalho e sua equipe de instrutores têm trabalhado para formar campeões no esporte e na vida.
Desde sua fundação, o Instituto já atendeu mais de 4 mil crianças e jovens, impactando indiretamente mais de 12 mil pessoas por meio de suas famílias. O projeto começou com a Escola Gordinho de Bodyboarding, a primeira escola social da modalidade no Brasil, e em 2005 foi oficializado como Instituto Neymara Carvalho, contando com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio do edital ArcelorMittal Investe de Apoio a ONGs.
Neymara Carvalho compartilhou sua trajetória e a importância do Instituto: “Quando comecei a ter destaque, a ideia era oficializar e profissionalizar o projeto, devolvendo para a minha comunidade o que o esporte me proporcionou. Queria mostrar para as crianças que o esporte vale a pena”, afirmou.
O instrutor Anderson Pinto Santos, conhecido como “Gordinho”, que trabalha com Neymara desde o início do projeto, destacou a essência do Instituto: “Não somos só um Instituto. Educamos, ensinamos e corrigimos com humildade, simplicidade e amor. Já formamos muitos campeões, tanto no esporte quanto na vida, e esperamos continuar fazendo isso”.
Ao longo dos anos, o INC tem sido um celeiro de talentos no bodyboarding. Atletas como Guilherme Montenegro, que disputa o título mundial Pro Junior, e Bianca Simões, revelação do Circuito Brasileiro Profissional, são exemplos do sucesso do projeto. Luna Hardman, duas vezes campeã mundial no Pro Junior, também se destaca na categoria profissional, evidenciando o impacto positivo do Instituto na formação de novos atletas.





