Um forte temporal atingiu as cidades de Alegre, na região Sul, e Venda Nova Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo no início da tarde desta quinta-feira (21).
Em Venda Nova do Imigrante a chuva durou cerca de uma hora e deixou diversas ruas alagadas. Um imóvel acabou desabando por conta do temporal e outros dois foram afetados, deixando oito pessoas desalojadas.
Nas redes sociais, a Defesa Civil municipal informou que foi registrado na cidade um acumulado de 20mm de chuva em menos de 1 hora.
O desabamento da casa aconteceu no bairro Vila São Miguel, próximo ao Society de Bananeiras. Segundo a Defesa Civil, um ‘movimento de massa’ provocou o colapso do imóvel e deixou outro em risco iminente. “Um terceiro imóvel está sendo investigado, especialmente devido à situação de risco iminente de um muro próximo”, disse o órgão em nota.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, equipes da Secretaria de Assistência Social estão prestando apoio local. Apesar do susto, não houve feridos, já que os moradores não estavam em casa no momento da ocorrência. No total, 8 pessoas ficaram desalojadas nos três imóveis afetados.
O órgão aproveitou para alertar os moradores da região. “Mantenha-se atento a alagamentos especialmente em áreas de risco. Para emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone (28)9-9919-1389”.
Em Alegre moradores também registraram imagens de diversas ruas alagadas, principalmente no Centro do município.
A chuva forte na cidade durou cerca de de cinco minutos, mas foi o suficiente para trazer transtornos.
CIDADES CAPIXABAS SOB ALERTA
O Espírito Santo recebeu dois alertas para chuvas intensas nesta quinta-feira (21). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os avisos têm classificação de ‘perigo’, representado pela cor laranja no mapa do Estado, e ‘perigo potencial’, em amarelo, e seguem valendo até a manhã de sexta-feira (22).
Amarelo
Nos municípios sob o risco de ‘perigo potencial’, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Laranja
Nos municípios sob o alerta de ‘perigo’, as pancadas podem acumular de 30 a 60 milímetros de chuva por hora ou chegar até 100 milímetros no dia. Os ventos podem chegar a 100 km/h. Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.