Ibitirama decreta situação de emergência por número de casos de dengue

Por Rodrigo Gonçalves

O prefeito de Ibitirama Ailton Vein (PSDB) decretou situação de emergência no município diante dos casos de dengue que vem ocorrendo no município. A decisão foi anunciada em reunião realizada nessa quinta-feira (22) no gabinete do prefeito, com a presença de todos os secretários municipais. O foco da reunião, segundo a Prefeitura, foi a “alarmante situação da dengue no estado e especificamente em Ibitirama”.

Com incidência ‘Média’ Ibitirama chegou a 225,76 casos da doença. No Espírito Santo foram notificados 25.276 casos de dengue com incidência de 621,94 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica (SE) 07 (11/02/2024 a 17/02/2024), da Secretaria de Estado da Saúde. Foram confirmados 2 óbitos neste período, nos municípios de Laranja da Terra e Sooretama.

De acordo com nota da Prefeitura de Ibitirama, a discussão, embasada nos dados fornecidos pela equipe da Estratégia da Saúde da Família e pelo Pronto Atendimento Municipal, levou à decisão de alinhar-se à medida adotada pelo governador Renato Casagrande, que decretou situação de emergência no Estado do Espírito Santo devido ao aumento dos casos de dengue.

“Diante dessa decisão, o município de Ibitirama declara-se oficialmente em estado de emergência para intensificar a luta contra a proliferação do mosquito transmissor. A prioridade é garantir a saúde e o bem-estar da população, com a implementação de todas as ações possíveis e necessárias para erradicar o mosquito e minimizar o impacto da dengue entre os cidadãos”, diz a nota.

Medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa
reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como
tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas,
tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.