A temporada 2025 da Copa Truck começa no próximo fim de semana, dia 23 de março, no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), e a presença capixaba do piloto Hugo Cibien está garantida. Considerada uma estreia promissora na reta final de 2024, agora, o piloto disputará pela primeira vez a temporada completa da principal competição de caminhões do mundo. Integrando a equipe Vannucci Racing, ele pilotará o Volvo número 92 na categoria Super Truck Elite e mira conquistas importantes ao longo do ano.
Depois de garantir bons resultados em sua curta participação na última edição do torneio, Cibien chega confiante para a nova fase da carreira. “No ano passado, tudo era novidade. Agora, já temos mais experiência sobre a dinâmica das corridas e a forma de pilotagem. O foco é total em vitórias e títulos”, afirma.
Trajetória
A entrada de Cibien na Copa Truck aconteceu na segunda metade da temporada 2024, após um convite do experiente Leandro Totti, seu ex-chefe de equipe na Endurance. O piloto admite ter se surpreendido com a força da competição. “Eu não tinha noção da dimensão e da popularidade da Truck até começar a participar. Foi uma experiência incrível e me motivou a buscar um futuro na categoria”, destaca.
Mesmo com pouco tempo de pista, ele demonstrou rápida adaptação e já conquistou pódios. O primeiro troféu veio na etapa de Cascavel (PR), com um terceiro lugar. Depois, em Tarumã (RS), chegou em quinto, e em Curvelo (MG), largando do fundo do grid após problemas na classificação, chegou a brigar pela liderança antes de finalizar em sexto.
“Para quem acompanha, é um verdadeiro show. São 40 caminhões com mais de 1.300 cavalos de potência disputando posição em alta velocidade”, explica o piloto, patrocinado pela Placas do Brasil e pelo Grupo Vannucci.
Crescimento da Copa Truck
Com público crescente, a Copa Truck tem se consolidado como um dos maiores eventos automobilísticos do Brasil. Em 2024, a etapa de Interlagos (SP) reuniu cerca de 50 mil torcedores, reforçando a popularidade da competição.
Além do alto nível competitivo, a categoria também aposta na tecnologia e na sustentabilidade. “Existe um controle rigoroso de emissões dos motores e um compromisso real com as diretrizes ESG. A Truck alia potência e respeito ao meio ambiente”, ressalta Cibien.
A primeira etapa da Copa Truck 2025 será realizada no domingo (23).
Programação – 1ª etapa Copa Truck 2025
Sexta-feira (21/03)
- Treino Livre: 10h50 e 15h05
Sábado (22/03)
- Treino Livre: 10h35
- Classificação: 14h
- Qualificação: 14h22
Domingo (23/03)
- Corrida 1: 12h10
- Corrida 2: 12h45