Hospital Santa Rita: casos suspeitos dobram em 24 horas

Boletim da Sesa confirma oito pacientes entre os infectados e cinco pessoas em UTI; total de suspeitos chega a 69

Por ES360
Foto: Divulgação

O número de casos suspeitos relacionados ao surto no Hospital Santa Rita, em Vitória, quase dobrou em 24 horas. O boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (28) aponta 69 pessoas sob investigação, contra 36 registradas na segunda-feira (27).

Na atualização anterior, nesta segunda-feira, a Sesa informava que não havia pacientes entre os contaminados. Agora, oito pessoas que estavam internadas na unidade foram incluídas na lista de casos suspeitos, além de colaboradores e acompanhantes.

Seis casos ainda sem identificação

Dos 69 casos suspeitos, 46 são colaboradores do hospital, nove são acompanhantes e oito são pacientes. Outros seis registros ainda não têm informação sobre o vínculo com o hospital — ou seja, não foi definido se se tratam de pacientes, acompanhantes ou profissionais da unidade.

Casos seguem como suspeitos

A Sesa reforça que ainda não há confirmação da doença nem identificação do agente causador da infecção. Por isso, todos os registros permanecem classificados como casos suspeitos, até que os exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) e pela Fiocruz apontem o patógeno responsável.

Vigilância mantém investigação no hospital

Equipes da Vigilância em Saúde do Estado e do Ministério da Saúde seguem atuando dentro do Hospital Santa Rita. A principal linha de investigação considera uma possível contaminação ambiental, já que não há indícios de transmissão de pessoa para pessoa.

A secretaria informou que estão sendo analisadas amostras de água, sistema de ar-condicionado e superfícies da unidade hospitalar.

Boletins serão divulgados diariamente

A Sesa anunciou que, enquanto durar a investigação, um boletim epidemiológico será publicado diariamente, às 17h, no site oficial da secretaria. O documento trará a evolução dos casos, o estado clínico dos pacientes e as medidas adotadas para controle do surto.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.