Hospital Evangélico de Vila Velha adota Visita Virtual e comove pacientes e familiares

Por Bartolomeu Boeno

A Equipe Multidisciplinar do Hospital Evangélico do Vila Velha uniu tecnologia e tratamento humanizado  para desenvolver o projeto de Visita Virtual. Trata-se de uma ação em que  pacientes com capacidade verbal efetiva recebem chamada de vídeo de familiares ou amigos por meio da organização de um grupo criado para essa finalidade, chamado de Time de Comunicação e Acolhimento. Para os pacientes sem capacidade verbal a família poderá enviar áudios, que serão reproduzidos no leito. A primeira experiência com paciente foi marcada pela emoção.

Segundo o HEVV, a iniciativa visa a estreitar os vínculos entre os pacientes e familiares durante o período de distanciamento social, em que as visitas presenciais estão suspensas, atendendo ao que orientam as autoridades de saúde para minimizar os riscos de propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O protocolo de visitas virtuais foi implantado no hospital para todos os pacientes internados, mesmo aqueles que não possuem diagnóstico positivo para Covid-19.

“Este é um momento delicado em que devemos ter ainda mais atenção ao sofrimento humano e desenvolver estratégias de comunicação para manter o vínculo entre o paciente, família e equipe assistencial”, enfatiza a psicóloga Camyla Bastos, coordenadora da equipe multidisciplinar do HEVV.

Emoção

Na primeira experiência do Visita Virtual, o paciente Ramon Pereira Salomão, de 30 anos, não conteve as lágrimas ao participar de uma videochamada com a esposa e filho. Em meio à emoção, a família declarou que estava com saudades e o filho finalizou a ligação  com a frase “Eu te amo, pai”. O paciente, que está na Unidade de Internação do Hospital Evangélico de Vila Velha, foi o primeiro a participar da Visita Virtual, realizada no dia 17 de abril.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.