Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, faz 2 captações simultâneas de órgãos

Por Felipe Dutra

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou nesta quarta-feira (02) duas captações simultâneas de órgãos, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de transplantes no Espírito Santo e em Minas Gerais. Foram captados rins, fígado e córneas, dando uma nova chance de vida a várias pessoas.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRAS, Romy Schneider, destacou o papel fundamental da comunicação com as famílias dos doadores, especialmente no processo de Morte Encefálica (ME). “Nossa relação com as famílias é pautada pela empatia, respeito e transparência. As famílias são acompanhadas pela equipe de psicologia e recebem informações detalhadas sobre cada etapa do processo. Somente após o protocolo de ME ser encerrado e todas as dúvidas esclarecidas, a doação de órgãos é abordada”, explicou Schneider.

Das captações realizadas, de um doador foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, todos destinados à fila estadual de transplantes. O segundo doador teve duas córneas e dois rins captados, com os rins sendo encaminhados para pacientes em Minas Gerais.

“A equipe ficou extremamente motivada e satisfeita com os resultados, especialmente por contribuir em um processo que, apesar de doloroso, traz a satisfação de participar do renascimento de outras vidas”, ressaltou Romy Schneider, destacando o trabalho da UTI e da CIHDOTT no sucesso das captações.

No Brasil, a doação de órgãos só ocorre com a autorização da família, o que torna a conscientização sobre o tema essencial. Durante o “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, a CIHDOTT promoveu eventos em São Mateus para dialogar com a comunidade, incluindo ações de saúde e uma caminhada na Praia de Guriri.

Até esta quinta-feira (03), a Central Estadual de Transplantes (CET-ES) registrava 2.488 pacientes à espera de um órgão no Espírito Santo, sendo 1.156 para rim, 1.285 para córnea, 43 para fígado e quatro para coração.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.