Foto: Divulgação
O Hospital da Unimed Sul Capixaba concluiu no dia 8 de agosto a primeira cirurgia de prótese de tornozelo, realizada no sul do Espírito Santo. O procedimento foi realizado pelo médico ortopedista, especializado em cirurgia do pé e tornozelo, Luciano Brasil, em um paciente homem, de 36 anos, morador de Cachoeiro de Itapemirim.
De acordo com o especialista, a prótese do tornozelo ou artroplastia do tornozelo é uma forma de substituição da articulação do tornozelo nos casos de artrose. “Então, a principal indicação para realizar uma prótese é uma artrose do tornozelo, uma degeneração da cartilagem articular, um desgaste daquela articulação que pode acontecer após um trauma, uma fratura, um processo de infecção, uma doença reumática, por exemplo”.
Segundo o médico a cirurgia foi considerada um sucesso, já que o paciente foi internado e operado no mesmo dia, sem nenhum tipo de intercorrência e sem necessidade de transfusão de sangue ou UTI. “Um dia depois da cirurgia o paciente já recebeu alta”, ressalta.
Ele relata que a cirurgia de artrodese, utilizada anteriormente para tratar a artrose no tornozelo, envolvia a fusão da articulação, resultando na perda de movimento. “A prótese de tornozelo é uma alternativa mais moderna que trata a mesma condição, mantendo a mobilidade, proporcionando uma recuperação mais rápida e permitindo atividades físicas moderadas”, explica.
Além das condições modernas do Hospital, o médico também conta que a cooperativa disponibiliza uma prótese importada alemã de primeira linha que é utilizada fora do país também, já bem consagrada.
“Este centro cirúrgico é resultado de um investimento significativo em tecnologia e infraestrutura, com o compromisso de oferecer o que há de melhor em saúde para a nossa comunidade”, destaca a diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo.