Um homem de 20 anos foi preso no último sábado (12) ao comparecer espontaneamente à Delegacia Regional de Vitória para devolver um celular irregular. O que ele não esperava era que contra ele havia um mandado de busca e apreensão relacionado a um homicídio cometido na Bahia.
O caso aconteceu durante mais uma etapa do Projeto Recupera, iniciativa da Polícia Civil do Espírito Santo e do Governo do Estado que já recuperou 473 celulares roubados ou furtados e devolveu 402 aos seus donos. O homem foi intimado após ser identificado como atual usuário de um iPhone 13 com registro de furto. Ao atender à intimação, a polícia descobriu que havia uma ordem judicial em nome do rapaz.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Vara da Infância e Juventude de Itabuna (BA), datado de 5 de fevereiro deste ano, referente a um homicídio cometido quando o suspeito ainda era menor de idade.
Após ser identificado, ele foi levado à Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) e posteriormente encaminhado ao Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A Justiça da Bahia será comunicada para avaliar uma possível transferência.
Além deste caso, outro celular com restrição também foi recolhido no mesmo dia, após uma pessoa comparecer à delegacia após receber notificação do Programa Celular Seguro, do Governo Federal.
Lançado em julho de 2024, o Projeto Recupera utiliza ferramentas tecnológicas e dados das operadoras para localizar celulares com registro de furto ou roubo no Espírito Santo. Segundo a polícia capixaba, a ação tem contribuído para a queda nos índices de crimes patrimoniais no estado. No primeiro trimestre de 2025, o número de celulares roubados caiu 32% em comparação com o mesmo período de 2024.