Uma programação especial com destaque para a gastronomia capixaba acontece neste sábado (18), em Vitória. Um workshop vai unir a tradicional culinária do Restaurante São Pedro, na Praia do Suá, e o Grupo Coroa. Na ocasião será oferecida a degustação de cervejas artesanais da cervejaria Teresense, que em breve integrarão o cardápio oficial, de acordo com a fabricante.
Paralelamente, um workshop exclusivo de harmonização entre as cervejas artesanais e pratos clássicos da culinária capixaba, como a icônica moqueca.
O mestre cervejeiro Welton Gadelha, do Grupo Coroa, e a chef do Restaurante São Pedro conduzirão o evento, apresentando dicas e técnicas sobre como harmonizar as cervejas artesanais do Grupo com os sabores únicos do cardápio local.
TRADIÇÃO COM INOVAÇÃO
Fundado em 1952, o Restaurante São Pedro é conhecido como o berço da moqueca capixaba, sendo pioneiro na comercialização dessa receita emblemática, antes restrita às famílias. “A escolha do local reflete a longa e sólida parceria entre o Grupo Coroa e este ícone da gastronomia capixaba”, destaca a empresa.
Os participantes terão uma experiência completa, com degustação das harmonizações apresentadas e a chance de conhecer de perto as cervejas artesanais, que estarão disponíveis no menu do Restaurante São Pedro.
Segundo Victor Curry Carneiro, sócio e administrador do restaurante, “essa será a primeira vez que exploramos a harmonização de moqueca e frutos do mar com cervejas artesanais, algo até então reservado apenas aos vinhos. A expectativa é enorme, esse evento marca o início de uma parceria técnica para a inclusão das cervejas no cardápio de forma cuidadosamente planejada e inovadora”, comentou
DICAS DE ESCOLHA
O mestre cervejeiro Welton explica que a harmonização entre cervejas e alimentos pode ser feita de três maneiras principais: por semelhança, contraste ou complemento.
“Cervejas leves, por exemplo, combinam bem com saladas e frutos do mar, enquanto cervejas mais maltadas, de coloração caramelo, harmonizam com carnes assadas. Já as cervejas com malte tostado são ideais para acompanhar chocolates meio amargos. Ele destaca ainda que alimentos doces podem ser equilibrados com cervejas mais amargas, e pratos gordurosos harmonizam bem com cervejas ácidas ou de alta carbonatação. Essas combinações permitem suavizar sabores intensos ou realçar nuances que passariam despercebidas”, pontuou.
Evento vai explicar harmonização de cervejas e moqueca capixaba
Data: Sábado, 18 de janeiro, às 11h30
Local: Restaurante São Pedro, Praia do Suá, Vitória-ES
Destaques: Degustação no local e harmonizações exclusivas apresentadas por especialistas.