A Guarda Civil Municipal de Vitória recebeu esta semana sete novos bafômetros para a fiscalização de trânsito na capital. Com essa aquisição, a instituição agora conta com 22 aparelhos, dos quais 12 são modelos passivos, que detectam a presença de álcool sem a necessidade de sopro direto pelo condutor.
Segundo Marcelo Paraguassu Pires, gerente de Operações e Fiscalizações do Trânsito (Goft), esses dispositivos são mais modernos e sensíveis, permitindo uma triagem mais ágil durante as blitz.
“Caso um indicativo de consumo seja detectado, o condutor será submetido a um teste mais detalhado com o etilômetro convencional”, explica.
Os recursos serão utilizados em blitze e abordagens com o objetivo de prevenir acidentes e conscientizar motoristas sobre os riscos da combinação entre álcool e direção.
Multas e penalidades
A embriaguez ao volante e a recusa ao teste do etilômetro são consideradas infrações gravíssimas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em sete pontos na carteira de habilitação e multas de R$2.934,70. Além disso, o motorista pode ter seu direito de dirigir suspenso por 12 meses e seu veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado.
Veja imagens dos novos aparelhos da Guarda Municipal de Vitória: