Guarda Civil de Linhares participa de pesquisa inédita sobre saúde mental dos agentes de segurança pública

Por Yasmin Baier

Na última semana, representantes da Guarda Civil (GCM) de Linhares participaram da primeira reunião da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (COPAS), que aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Vitória.

Na ocasião foram discutidos projetos e ações que contribuam para a promoção da saúde dos agentes de segurança pública do Estado, em todos os níveis.

Conforme o secretário de Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones Mattos, a GCM participa de uma pesquisa inédita desenvolvida pela Sesp, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que fará um importante diagnóstico de saúde mental das forças de segurança do Estado.

O estudo pretende mapear, de forma qualitativa e quantitativa, em que situação se encontra a saúde emocional dos profissionais que atuam diretamente na Segurança Pública do Espírito Santo e, a partir deste diagnóstico, direcionar ações de atenção à qualidade de vida desses profissionais.

“Diariamente, os nossos agentes têm de lidar com diversas situações hostis, que vão desde questões sociais à violência de todos os tipos. Muitas vezes, tais circunstâncias podem comprometer a saúde mental e profissional dos profissionais. Por isso, o diagnóstico é vital para prevenção e promoção da qualidade de vida, evitando o adoecimento dos nossos agentes”, destaca o secretário Coronel Jones Mattos.

Sobre a Copas

A Copas tem como objetivo apontar e sugerir elementos que sejam vitais para a promoção da saúde dos servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça. A Comissão pretende estimular, apoiar e contribuir com a efetivação de ações e projetos que visem à prevenção da saúde e a preservação da segurança pessoal e da vida dos profissionais nessas três áreas no Espírito Santo.

Além disso, o objetivo é sugerir políticas públicas que implementem ações de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, promovendo e facilitando acesso a atendimento especializado.

A Comissão é formada pela Sesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Civil de Linhares, GCM de Vila Velha, GCM de Viana, GCM de Serra, GCM de Cariacica e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.